5 dicas básicas para cuidados com o carro
Blog Image

Aqui no Drive-in, nós amamos automóveis — afinal de contas, eles nos levam de um lado para o outro e ainda servem de abrigo para aqueles momentos gostosos com nossos amores. Dessa maneira, nada mais importante do que pensar bem sobre os cuidados com o carro, não é?

Por conta disso, separamos cinco dicas sobre carros. Elas servem como um guia básico para você saber o que fazer na hora da limpeza e manutenção do automóvel. Assim, você sempre poderá confiar no seu carango!

1. Verificação constante

Um dos principais cuidados com o carro é relacionado à água e ao óleo. É preciso conferir constantemente o nível desses dois quesitos, porque eles são importantes para a refrigeração e lubrificação do motor. Sem eles, o carro funciona “no seco”, podendo fundir o motor ou quebrar sistemas importantes, como o câmbio.

Ah! Modelos mais modernos, ao invés da água, utilizam um fluído de refrigeração. Neste caso, confira o óleo e este fluído.

2. Pintura e lataria


A lataria requer muito cuidado para os amantes de carros. Por isso, lave constantemente o carro, evitando que sujeiras causem riscos e manchas. Evite o uso de querosene, que danifica a tinta e as borrachas, dando preferência à água e sabão neutro. Ao utilizar sabão, certifique-se de enxaguar bem o automóvel, para que sol não marque a pintura.

Além disso, conserte amassadinhos sempre que possível. Isso porque esses locais deixam a lataria mais frágil, facilitando ferrugem e descascamento de pintura.

3. Extintor de incêndio

Um dos cuidados com o carro mais negligenciados são os extintores de incêndio. A maioria dos automóveis tem um sistema a combustão para se locomoverem — ou seja, a gasolina explode, gerando energia para o motor. Portanto, em casos de acidente, é imprescindível haver um extintor à disposição para combater labaredas.

Caso a sua segurança não seja um grande apelo, tenha em mente que extintor vencido rende uma multa grave (5 pontos na carteira e prejuízo de R$ 195,23).

4. Todas as lâmpadas


Vai sair para dar uma voltar com o amorzão ao anoitecer? Então, teste todas as lâmpadas do carro, o que envolve setas, faróis, lâmpadas de ré, lâmpadas de freio e lâmpadas de placa. Dirigir sem esses recursos ou com fachos de luz desregulados podem render multas graves (5 pontos na carteira e prejuízo de R$ 127,69).

5. Segurança em primeiro lugar

Por fim, sempre esteja atento aos pneus e aos freios. Caso os sulcos dos pneus tenham menos de 1,6 mm, eles estão carecas e precisam ser trocados — se você não fizer isso, a aderência ao solo fica comprometida, assim como a sua segurança.

No caso dos freios, note em duas coisas: barulho e a profundidade do pedal. Se você precisa afundar o pé no freio, talvez seja hora de trocar o fluído do sistema de frenagem. Quando os freios começam a fazer barulho, é porque talvez seja hora de trocar os discos ou pastilhas — esses são os elementos que “seguram” as rodas e diminuem a velocidade do carro.

Para todos os casos listados neste tópico, visite um mecânico!

....

E aí, já começou a cuidar do seu carro? Então, passe aspirador nos bancos, pano úmido no painel e compre um aromatizante. Pronto, agora é só levar o mozão ao Drive-in mais próximo!