Como abrir uma empresa: aprenda a “escapar” da burocracia
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Você já decidiu  que vai abrir uma empresa. Agora,  o próximo passo  é correr atrás das burocracias e processos que as próximas etapas exigem.

Segundo pesquisa realizada pelo Banco Mundial, para abrir uma empresa no Brasil leva-se até 53 dias  e estima-se um gasto de 2,6 mil horas no ano apenas lindando com burocracias para abri-la. Isso torna o Brasil o 130º entre 185 países no ranking de facilidade para fazer negócio. 

Com tantas burocracias pela frente, tem vantagens o empresário que quer abrir uma empresa e possui mais conhecimento sobre todos os tributos a serem pagos, prazos de liberação de alvarás, além de documentos e certidões necessárias.  

Entenda neste texto como abrir uma empresa e os processos burocráticos que você vai precisar enfrentar, aprendendo a passar por essa etapa de forma mais simples e eficiente.  

Primeiro passo: Viabilidade

Antes de tudo,  você deve pesquisar se o nome da  sua empresa já existe, essa é uma obrigatoriedade da Junta Comercial. Em seguida, procure a Prefeitura  da sua cidade para dar entrada na documentação de Alvará. Sem ela,  sua empresa não estará apta a operar a atividade que deseja no local escolhido.

Segundo passo: Documentação

Toda abertura de empresa exige documentações obrigatórias antes de começar as atividades. Os  primeiros documentos que você precisa providenciar assim que decidir pelo nome da empresa são: 

- Contrato Social;

- Registro na Junta Comercial;

- CNPJ;

- Alvará de Localização;

- Inscrição Estadual;

- Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estadual e municipal.  

Abaixo, vamos explicar o que deve conter cada um dos documentos citados acima, de modo que elaboração desses materiais seja mais rápida e prática. 

Contrato Social

Esse documento deve conter:

-  Interesse das partes;

- Objetivo da empresa;

- Descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas.

Registro na Junta Comercial

Esse é o registro legal de que sua empresa existe. Ele equivale a uma Certidão de Nascimento de pessoa física. Para dar entrada neste documento,  você precisa apresentar o Contrato Social e os documentos dos sócios.

CNPJ

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é o documento que dá direito a cadastrar sua empresa como contribuinte. Ele deve ser feito unicamente pela Internet, dando entrada através do site da Receite Federal

Alvará de Localização

Todos os estabelecimentos, sejam comerciais, industriais e/ou de prestação de serviços precisam ter uma licença prévia para operar no local que desejam. Ele deve ser solicitado para a Prefeitura da cidade e, para cada município e atividade, os procedimentos de obtenção variam.

Inscrição Estadual

Esta documentação é obrigatória para empresas que trabalham com produção de bens e/ou venda de mercadorias e que realizam transporte intermunicipal e interestadual. Ela é retirada junto à Secretaria Estadual da Fazenda.

É através dela que também é possível obter a inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Registro municipal

Se você está abrindo uma empresa de prestação de serviços, este documento faz-se necessário e é solicitado junto à Prefeitura Municipal. Na maioria dos estados,  esse registro já saiu junto ao registro da empresa na Junta Comercial. 

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Esses são alguns dos procedimentos que você deve providenciar se está abrindo uma empresa. Caso você esteja querendo abrir uma franquia do Drive-in Box, há etapas do processo que nosso sistema de franquias já entrega para você. Quer saber mais? Acesse nossa aba de Franquias e saiba mais.